A International Medicines Safety Network (IMSN) emitiu um alerta para inspirar e mobilizar profissionais e instituições a promoverem melhorias globais na prevenção de erros de medicação. Para isso, a rede irá elaborar e divulgar conjuntos de melhores práticas para identificação e prevenção de erros, a fim de dar suporte à implantação dessas melhorias.
O primeiro conjunto de melhores práticas foi publicado em junho e envolve a prevenção de erros de medicação associados à administração do cloreto de potássio concentrado, a administração por via incorreta da vincristina e a administração diária acidental de doses metotrexato em pacientes com psoríase e artrite reumatoide.
As melhores práticas que inauguram essa iniciativa foram escolhidas por se tratarem de problemas amplamente conhecidos e por causarem erros de medicação graves ou fatais. E, embora sejam temas de diversas iniciativas relacionadas à prevenção de erros, ainda necessitam de esforços adicionais para que, de fato, sejam tratadas como prioridade e sejam evitados danos ao paciente.
As estratégias apresentadas no documento se destacam pelo seu impacto na prevenção de erros, especialmente por não serem dependentes da atenção e vigilância dos indivíduos. São elas:
- Cloreto de Potássio concentrado
Remover as ampolas de cloreto de potássio concentrado das áreas de armazenamento de medicamentos em todas as unidades de internação e postos de enfermagem.
- Vincristina (alcaloides da vinca)
Preparar e dispensar alcaloides de vinca em bolsas, nunca em uma seringa.
- Metotrexato
Evitar a dosagem diária inadvertida de metotrexato oral para condições não oncológicas
Para acessar o documento na íntegra, acesse: IMSN Global Targeted Medication Safety Best Practices
Aproveite para consultar também as edições do Boletim ISMP Brasil sobre esses medicamentos:
Cloreto de Potássio concentrado injetável
Erros associados à administração de vincristina
por Raissa Carolina F. Cândido