Histórico

1997

Realização do primeiro contato do atual presidente do ISMP Brasil, o Farmacêutico Dr. Mário Borges Rosa com o fundador do ISMP dos Estados Unidos da América (EUA), Dr.Michael Cohen, durante  congresso da American Society of Health System Pharmacists.

2000

Visita ao ISMP dos Estados Unidos, estabelecido na Filadélfia, EUA, pelo Dr. Mário Borges Rosa.

2003

Primeira reunião de profissionais ligados a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) com o objetivo de discutir e elaborar pesquisas em farmacovigilância e acidentes no uso de medicamentos. Durante as reuniões realizadas de dezembro de 2003 a agosto de 2005 surge a ideia de organizar um evento sobre erros de medicação, com a participação do Presidente do ISMP dos EUA, Dr. Michael Cohen.

2004

Constituição do Grupo de Estudo sobre Segurança no Uso de Medicamentos de Minas Gerais (GESMIG). Muitas das estratégias implementadas pelo ISMP Brasil foram definidos por este grupo: interdisciplinaridade (trabalho envolvendo profissionais de farmácia, enfermagem e medicina), incentivo a estudos e elaboração de publicações na área de segurança do paciente.

2006

Realização do I Fórum de Segurança do Paciente: Erros de Medicação.

A primeira edição do fórum ocorreu nos dias 17 e 18 de março de 2006 no Hotel Mercure, em Belo Horizonte/MG. Neste evento, cinco conferencistas (dentre eles, dois internacionais) introduziram, aos 350 participantes, conceitos na área de segurança do paciente e erros de medicação, apresentaram um panorama histórico e atual, nacional e internacional, bem como experiências e estratégias em prevenção de erros no ambiente ambulatorial e hospitalar.

 

Participação na composição e na I Reunião da International Medication Safety Network (IMSN), realizada em Salamanca, Espanha, no período de 17 a 19 de novembro. Especialistas da área de Segurança do Paciente de 12 países, incluindo o Brasil, comprometeram-se a mobilizar esforços no sentido de compreender as causas dos erros de medicação em seus países e contribuir para a promoção da segurança do uso de medicamentos. Dr. Mário Borges Rosa e Tânia Azevedo Anacleto assinaram a Declaração de Salamanca, como representantes do Brasil.

2009

Criação do ISMP Brasil e assinatura da afiliação ao ISMP/EUA, em Chicago/EUA, no mês de março.

Primeira diretoria: Dr. Mário Borges Rosa (Diretor Presidente), Farm Tânia Azevedo Anacleto (Diretor Vice-Presidente), Hessem Miranda Neiva (Diretora Financeira) e Maria Auxiliadora Parreiras Martins ( Diretora Científica).

 

Realização do II Fórum de Segurança do Paciente: Erros de Medicação no Royal Golden Hotel, em Belo Horizonte/MG, no dia 15 de abril.

O evento, com 600 participantes, possibilitou discussões sobre qualidade assistencial e acreditação hospitalar, com foco na segurança do paciente e na prevenção de erros de medicação. Dentre os convidados, destaca-se o Dr. John Michael Kessler, dos Estados Unidos.

2010

Realização da V Reunião Anual da International Medication Safety Network, em Ouro Preto-MG, no período de 22 a 23 de setembro. A reunião contou com a participação de representantes de 15 países, além do Brasil: Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Canadá, Chile, Colômbia, Emirados Árabes, Espanha, Estados Unidos, França, Hong Kong, México, Portugal, Reino Unido e Singapura.

 

Realização da III Oficina do Método de Rastreadores para Identificar Eventos Adversos a Medicamentos, em Ouro Preto-MG, no dia 23 de setembro. Com a participação de profissionais de várias instituições (ENSP e IPEC/FIOCRUZ, UNIOESTE, HSE, UNIGRANRIO, UFRJ, UFBA, UFMG entre outras), objetivou debater e aprimorar um método de rastreadores de eventos adversos em ambiente hospitalar, identificando avanços e dificuldades para a sua efetiva implementação nas instituições de saúde.

 

Realização do III Fórum Internacional de Segurança do Paciente: Erros de Medicação, em Ouro Preto/MG, no período de 24 e 25 de setembro. Com a participação de 14 renomados conferencistas brasileiros e outros seis internacionais, o fórum contou com 850 participantes e 189 trabalhos apresentados em formato pôster. Destaque para o “Curso Internacional sobre Ferramentas e Metodologias para Prevenção e Avaliação dos Erros de Medicação”, ministrado pelo Dr. David U (ISMP Canadá) e Dr. David Cousins (National Patient Safety Agency da Inglaterra).

2012

Publicação do primeiro Boletim do ISMP Brasil – Cloreto de Potássio Concentrado Injetável. O Boletim do ISMP é uma importante ferramenta para disseminar informações relevantes sobre erros de medicação, como forma de prevenir eventos adversos, promover a segurança do paciente e a melhoria da qualidade na utilização de medicamentos nos diversos níveis da assistência à saúde.

Realização do IV Fórum Internacional de Segurança do Paciente: Erros de Medicação, no centro de convenções Minascentro, em Belo Horizonte/MG, no período de 17 a 18 de agosto. Dentre os quatro cursos oferecidos, destaca-se o “Práticas seguras no uso de medicamentos: ênfase em medicamentos potencialmente perigosos” ministrado pelo Dr. John Michael Kessler, da North Carolina University/EUA. Trinta renomados conferencistas brasileiros e sete internacionais ministraram palestras e participaram de mesas redondas. O Fórum contou com aproximadamente 1.000 participantes e 247 trabalhos apresentados sob a forma de pôster digital.

2013

Publicação do primeiro Boletim do ISMP Brasil – Cloreto de Potássio Concentrado Injetável.

O Boletim do ISMP é uma importante ferramenta para disseminar informações relevantes sobre erros de medicação, como forma de prevenir eventos adversos, promover a segurança do paciente e a melhoria da qualidade na utilização de medicamentos nos diversos níveis da assistência à saúde.

 

Lançamento do Programa Nacional de Segurança do Paciente no Brasil e nomeação do Comitê Nacional de Implantação do Programa Nacional de Segurança do Paciente. O ISMP Brasil é protagonista do processo de construção do programa e integra o Comitê Nacional, desenvolvendo ações em parceria com os gestores e profissionais de saúde para fomentar práticas seguras e qualificar o cuidado em saúde.

O Presidente do ISMP Brasil, Dr Mário Borges Rosa, é membro titular do Comitê de Implantação do Programa Nacional de Segurança do Paciente, representando a Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais.

2014

Realização do I Congresso Internacional sobre Segurança do Paciente e V Fórum Internacional sobre Segurança do Paciente: Erros de Medicação, em Ouro Preto/MG, no período de 10 a 12 de abril de 2014. Consolidado como referência no país sobre segurança do paciente, o evento ofereceu palestras, conferências e mesas redondas com a participação de 43 palestrantes brasileiros e 8 internacionais, que compartilharam suas experiências em segurança do paciente com os 1.200 participantes inscritos. Destaque para o curso internacional simplificado de “Análise de Ferramentas e metodologias para prevenção e avaliação dos erros de medicação” (FMEA), ministrado pela farmacêutica Christine Zone Dennis da RexHealthcare/EUA. Foram apresentados 442 trabalhos em formato pôster.

Primeira edição do prêmio “Michael Cohen – Soluções para a melhoria da segurança do paciente”, outorgado durante o Congresso. O objetivo de instituir o prêmio foi incentivar o desenvolvimento de práticas seguras na assistência ao paciente, que possam ser disseminadas como referencial para o incremento da segurança do paciente em estabelecimentos de saúde no Brasil. Foram avaliados 26 trabalhos desenvolvidos no país e premiados três.

 

Constituição da Rede Latinoamericana para o Uso Seguro de Medicamentos.

A Rede foi formalizada a partir da Declaração de Ouro Preto para a Segurança do Uso Medicamentos , assinada pelas organizações presentes na reunião realizada em Ouro Preto, no dia 09 de abril (Asociación Argentina de Farmacéuticos de Hospitales; Asociación Venezolana de Farmacéuticos de Hospital; Cemed/UFMG; ISMP Brasil; OFIL Paraguay – Aquimfarp; OFIL Uruguay e Sociedad Chilena de Farmacia Asistencial). Ao possibilitar a união de esforços e troca de experiências, a Rede poderá contribuir para melhores condições de formação dos profissionais, ampliando a capacidade de investigar e conhecer os problemas e, assim, avançar na qualificação do cuidado em saúde.

 

Elaboração da Moção dirigida ao Ministério da Educação, solicitando a inclusão da disciplina “segurança do paciente” nos currículos de graduação dos profissionais da saúde, durante o I Congresso Internacional sobre Segurança do Paciente ISMP Brasil e V Fórum Internacional sobre Segurança do Paciente: Erros de Medicação. Esta moção foi assinada pelas seguintes instituições: ISMP Brasil, Conselho Federal de Farmácia, Faculdades de Farmácia das Universidade Federais de Ouro Preto, Minas Gerais e Alfenas e o Departamento de Assistência Farmacêutica do Ministério da Saúde.

 

Realização do I Ciclo de Cursos sobre a Segurança do Paciente- ISMP Brasil, na cidade de Belo Horizonte/MG, no período de 16 a 18 de setembro.

2015

Realização do Ciclo de Cursos sobre a Segurança do Paciente- ISMP Brasil, nas cidade de São Paulo/SP, Goiânia/GO, Salvador/BA e Fortaleza/CE, no período de junho a agosto.

Publicação do primeiro Documento conjunto da Rede Latinoamericana para o Uso Seguro de Medicamentos.

Realização do II Ciclo de Cursos sobre a Segurança do Paciente- ISMP Brasil, nas cidades de São Paulo/SP, Goiânia/GO, Salvador/BA e Fortaleza/CE, no período de 27 de junho a 29 de agosto.

Realização do Ciclo de Cursos sobre a Segurança do Paciente- ISMP Brasil, nas cidade de São Paulo/SP, Goiânia/GO, Salvador/BA e Fortaleza/CE, no período de junho a agosto.

2016

O ISMP Brasil disponibilizou para os hospitais brasileiros o Questionário de Autoavaliação sobre a Segurança do Sistema de Utilização de Medicamentos em Hospitais. O Medication Safety Self Assessment for Hospitals® foi desenvolvido pelo ISMP EUA, este instrumento foi traduzido, validado e adaptado para a realidade brasileira. O questionário é uma importante ferramenta que auxilia no diagnóstico do sistema de utilização de medicamentos no hospital e na identificação de oportunidades para melhorias.

2017

O ISMP Brasil participa do Projeto Rotulagem de Medicamentos financiado pelo Proadi- SUS, sob coordenação da Associação Hospitalar Moinhos de Vento, sendo monitorado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA)/Gerência Geral de Medicamentos e Produtos Biológicos/Coordenação de Bula e Rotulagem de Medicamentos e Produtos Biológicos. Este projeto teve por objetivo avaliar a rotulagem de medicamentos no Brasil, incluindo aspectos legais, a percepção por parte de profissionais de saúde e dos usuários e fazer recomendações para a revisão da legislação vigente de rotulagem de medicamentos no país.

2018

Foi elaborado o Documento Norteador  “Aprimoramento da vigilância dos erros de medicação no Sistema Nacional de Vigilância Sanitária”, com o objetivo de aperfeiçoar a vigilância dos erros de medicação no SNVS e desenvolver estratégias para o uso seguro de medicamento, por meio de uma análise situacional da vigilância de erros de medicação e produção de conhecimento técnico-científico.

O VI Fórum Internacional sobre Segurança do Paciente, realizado nos últimos dias 3 e 4 de agosto de 2018, reuniu 700 profissionais da área da saúde do Brasil e do exterior. O evento foi uma grande oportunidade de debate sobre estratégias para alcançar a ousada meta proposta pela Organização Mundial da Saúde (OMS) no 3º Desafio Global de Segurança do Paciente: reduzir em 50% os danos graves e evitáveis associados a medicamentos, nos próximos cinco anos.

Na abertura do evento, estiveram presentes a Profª. Drª. Cristina Gonçalves Alvim, representando a Reitora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Victor Grabois, presidente da Sociedade Brasileira para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente (Sobrasp); Tarcísio José Palhano, representante do presidente do Conselho Federal de Farmácia; Lincoln Lopes Ferreira, presidente da Associação Médica Brasileira (AMB).

2019

Em 2019 e início de 2020, o ISMP Brasil participou ativamente do grupo técnico para a atualização do novo marco regulatório de rotulagem de medicamentos e revisão da Resolução da Diretoria Colegiada – RDC nº 71. O processo de discussão foi norteado por critérios que visam garantir o acesso à informação completa, coerente e inequívoca, garantindo legibilidade e compreensão dos rótulos por pacientes e profissionais de saúde, em prol do uso seguro de medicamentos e da segurança do paciente.

A última atualização do marco regulatório de rotulagem de medicamentos havia sido publicada em 2009, (RDC nº 71) e já estava ultrapassada, considerando os avanços na segurança do paciente e no uso seguro de medicamentos. Um avanço na segurança do uso de medicamentos, considerando que a rotulagem, as embalagens e a nomenclatura de medicamentos está entre dez elementos-chave com grande influência no sistema de utilização de medicamentos e que podem provocar erros de medicação, conforme descrito pelo Institute for Safe Medication Practices – ISMP EUA.

2020

Esse curso on-line foi lançado durante a pandemia, com objetivo de qualificar estudantes,  profissionais e gestores de saúde que atuavam na assistência a pacientes com COVID-19. Adicionalmente, oferecia suporte teórico para o aprimoramento dos sistemas de medicação, implantação de  barreiras para a prevenção de erros de medicação em todos os níveis de atenção à saúde e promoção do uso seguro de medicamentos de uma forma integral.

Foram mais de 15 mil profissionais qualificados no curso “Manejo e uso seguro de medicamentos durante a COVID-19” de 2020 a 2022!

2021

O Boletim ISMP Brasil publica sua 50ª. edição. Uma iniciativa pioneira em nosso país, que começou em 2012. Uma equipe multiprofissional, exercendo suas funções rotineiras em diferentes instituições de Minas Gerais e do Brasil, tornou realidade o Boletim. Esse grupo sempre teve certeza da importância desse trabalho para a formação das novas gerações de profissionais por meio do compartilhamento e disseminação de informações.

2022

O “Simpósio ISMP Brasil: Medicação sem danos” ocorreu no Hotel Ouro Minas em Belo Horizonte e contou com a presença de diversos palestrantes. O evento tinha o objetivo de discutir as metas do Desafio Global de Segurança do Paciente, a fim de fomentar o desenvolvimento de ferramentas e estratégias de prevenção de danos nos diversos cenários de prática em saúde.

Este foi o primeiro evento presencial do ISMP Brasil após a flexibilização do distanciamento social da COVID-19.

2023

O “Simpósio ISMP Brasil: Tecnologia e uso seguro de medicamentos” ocorreu na Faculdade de Medicina da UFMG em Belo Horizonte e contou com a presença de diversos palestrantes, referência no assunto, que compartilharam suas experiências em 4 mesas redondas, 1 palestra e 1 conferência.

Neste evento, foram discutidos temas relacionados a tecnologia e a segurança do paciente com enfoque em: automação e processos, inteligência artificial, sistemas de informação, dispensários eletrônicos entre outras soluções que contribuem para a segurança do uso de medicamentos nas farmácias hospitalares.

2024

Comemoração dos 15 anos do ISMP Brasil com a realização de 3 eventos na Universidade Federal de Minas Gerais em Belo Horizonte, nos dias 25 e 26 de novembro: VII Fórum Internacional sobre Segurança do Paciente e Erros de medicação; II Simpósio de Tecnologia e Uso Seguro de Medicamentos; I Simpósio sobre Uso Seguro de Medicamentos na Atenção Primária e Secundária à Saúde.