Rede Latinoamericana para o
Uso Seguro de Medicamentos
Rede Latinoamericana
Por ocasião do I Congresso Internacional sobre Segurança do Paciente / V Fórum Internacional sobre Segurança do Paciente: Erros de Medicação, realizou-se, em Ouro Preto, uma reunião com representantes de entidades de seis países da América Latina (Argentina, Brasil, Chile, Paraguai, Uruguai e Venezuela), preocupadas com a segurança no uso de medicamentos.
Durante a reunião foi possível identificar que os desafios relacionados à garantia da segurança no uso de medicamentos são comuns, bem como a vontade de superá-los. Esta confluência identificada motivou os participantes a constituir uma Rede Latinoamericana para o Uso Seguro de Medicamentos. O objetivo é trabalhar de forma conjunta para aprimorar a formação dos profissionais de saúde, ampliar a capacidade de investigar e conhecer os problemas relacionados a erros de medicação e, assim, contribuir para a construção de práticas mais seguras.
O compromisso entre os países foi firmado por meio da Declaração de Ouro Preto para a Segurança do Uso Medicamentos, assinada pelas seguintes organizações:
- Asociación Argentina de Farmacéuticos de Hospitales
- Asociación Venezolana de Farmacéuticos de Hospital
- Centro de Estudos do Medicamento – Cemed/UFMG
- Instituto para Práticas Seguras no Uso de medicamentos – ISMP Brasil
- OFIL Paraguay – Aquimfarp
- OFIL Uruguay
- Sociedad Chilena de Farmacia Asistencial