Sobre o curso

Esse curso tem como objetivo qualificar profissionais de saúde, gestores e estudantes quanto a segurança do paciente e práticas seguras no uso de medicamentos, tendo como foco o aprimoramento dos sistemas de medicação com a implantação de barreiras para a prevenção de erros de medicação em todos os níveis de atenção à saúde.

Esse curso é gratuito, 100% online e possui vagas limitadas.

Após a realização da sua inscrição, você terá 4 (quatro) semanas para a realização de todos os módulos do curso e emissão do seu certificado de participação.

Este curso inclui

Curso online
com 7 horas
Material de
Apoio
Vídeoaulas com
Especialistas
Certificado de
Participação

Conteúdo

Curso online
com 10 módulos
Material de
Apoio
Dicas de
Especialistas
Certificação de
Participação

Para quem este curso é indicado

O curso é indicado para estudantes, profissionais e gestores de saúde que estejam envolvidos na área de segurança do paciente e uso seguro de medicamentos.

Ao final deste curso o profissional estará apto a:

• Reconhecer aspectos sobre a causalidade de erros de medicação;

• Aprimorar a implantação do Protocolo de Segurança na prescrição, uso e administração de medicamentos;

• Prevenir e mitigar erros de medicação que podem comprometer a segurança do paciente em todos os níveis de atenção à saúde;

• Adotar estratégias para implantação e/ou aprimoramento da comunicação e abordagem de erros de medicação.

Com quem você vai aprender

O ISMP Brasil reuniu um time de especialistas para te ajudar em sua jornada.


Professor

Dr. Mário Borges Rosa

Presidente do ISMP Brasil e Farmacêutico da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (FHEMIG). Doutor em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com doutorado pela School of Pharmacy da University of London/ Centre for Medication Safety and Service Quality. Mestre em Epidemiologia (UFMG) e especialista em Farmácia Hospitalar pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Graduado em Farmácia pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

Professora

Dra. Mariana Martins Gonzaga

Membro do Conselho Científico do ISMP Brasil e docente do Departamento de Produtos Farmacêuticos da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Minas Gerais (Fafar/UFMG). Pós-doutorado em Medicamentos e Assistência Farmacêutica (Fafar/UFMG). doutora em Ciências da Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz/Centro de Pesquisa René Rachou (FIOCRUZ/CPqRR). Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ). Especialista em Farmácia Hospitalar e Serviços de Saúde pela Universidade Estadual de Montes Claros/Associação Mineira de Farmacêuticos (UNIMONTES/AMF). Graduada em Farmácia pela Fafar/UFMG.

Coordenação

Dra. Tânia Azevedo Anacleto

Membro do Conselho Científico do ISMP Brasil, gerente de projetos deste Instituto e coordenadora do corpo editorial de elaboração do Boletim ISMP Brasil. Graduação em Farmácia, Especialização em Saúde Pública e Mestrado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal de Minas Gerais. Membro Fundadora e Vice Presidente da Red Latinoamericana para el Uso Seguro de Medicamentos. Integrante do Grupo de Pesquisa em Farmacovigilância do CNPQ/FHEMIG e do Grupo de Pesquisa em Farmacoepidemiologia do CNPQ/Faculdade de Farmácia da UFMG.

Professora

Dra. Cristiane de Paula Rezende

Membro do Conselho Científico e do Conselho Fiscal do Instituto para Práticas Seguras no Uso de Medicamentos (ISMP Brasil). Doutora em Medicamentos e Assistência Farmacêutica pela Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Minas Gerais (Fafar/UFMG). Mestra em Ciências Farmacêuticas pela Escola de Farmácia da Universidade Federal de Ouro Preto (Efar/UFOP). Especialista em Preceptoria no Sistema Único de Saúde pelo Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa (IEP/HSL). Graduada em Farmácia pela Efar/UFOP.

Inicie seus estudos agora mesmo!

100% Gratuito Online

QUERO ME CAPACITAR