Sobre o curso
Em 2017, reconhecendo o alto risco de danos associados ao uso de medicamentos, a OMS lançou o terceiro Desafio Global de Segurança do Paciente com o tema “Medicação sem Danos” . O Desafio Global de Segurança do Paciente tem como objetivo identificar áreas de risco significativo para a segurança do paciente e fomentar o desenvolvimento de ferramentas e estratégias de prevenção de danos.
Nessa perspectiva, o ISMP Brasil lançou uma edição atualizada do curso “Erros de medicação: abordagem e estratégias de prevenção” com intuito de capacitar os profissionais de saúde para adoção de estratégias para a prevenção erros de medicação e segurança do paciente nos diversos níveis da assistência á saúde.
Esta nova edição, conta com duas aulas bônus:
- Aula bônus 1: Plano de ação global para a segurança do paciente: 2021- 2030
- Aula bônus 2: Idosos e Uso Seguro de Medicamentos
A quem se destina
O curso é voltado para estudantes, profissionais e gestores de saúde que estejam envolvidos na área de segurança do paciente e uso seguro de medicamentos.
Facilitadores
- Dr. Mário Borges Rosa (Presidente do ISMP Brasil e Farmacêutico do Hospital João XXIII da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais);
- Dra. Mariana Martins Gonzaga do Nascimento (Membro do Conselho Cientifico do ISMP Brasil e Docente do Departamento de Produtos Farmacêuticos da Faculdade de Farmácia da UFMG);
- Dra. Cristiane de Paula Rezende (Membro do Conselho Cientifico do ISMP Brasil)
- MSc. Tânia Azevedo Anacleto ( Membro do Conselho Científico e Coordenadora de Cursos do ISMP Brasil)