A Organização Mundial de Saúde (OMS) instituiu o dia 5 de maio como Dia Mundial de Higienização das Mãos. Segundo o “Protocolo para Prática da Higiene das Mãos em Serviços de Saúde”, do Programa Nacional de Segurança do Paciente, a adequada higienização das mãos contribui para prevenir e controlar infecções relacionadas à assistência à saúde e deve ser realizada:
- Antes de tocar o paciente;
- Antes da realização de procedimento limpo/asséptico;
- Após o risco de exposição a fluidos corporais ou excreções;
- Após tocar o paciente; e
- Após tocar superfícies próximas ao paciente.
As infecções relacionadas à assistência à saúde afetam centenas de milhões de pacientes em todo o mundo e impactam significativamente os pacientes e sistemas de saúde. Em países desenvolvidos essas infecções representam cerca de 5% a 10% das internações hospitalares e em países em desenvolvimento pode acometer mais de 25% dos pacientes.
A fim de lembrar a importância da higienização adequada das mãos para a segurança do paciente, a Organização Pan-americana de Saúde (OPAS/OMS) divulgou material educativo sobre a higienização das mãos com água e sabão e também com preparações alcoólicas.
Fonte: Organização Pan-americana de Saúde/Organização Mundial de Saúde (OPAS/OMS)
Para consultar o “Protocolo para Prática da Higiene das Mãos em Serviços de Saúde” e outros materiais sobre o assunto, acesse: http://www20.anvisa.gov.br/segurancadopaciente/index.php/publicacoes/category/higienizacao-das-maos
por Raissa Carolina Fonseca Cândido