A representação da Organização Pan-Americana de Saúde no Brasil lançou recentemente um fascículo com o título “Abordagem da depressão maior em idosos: medidas não medicamentosas e medicamentosas”. O material, parte de uma série a respeito do uso racional de medicamentos e processos da assistência farmacêutica, tem como objetivo orientar profissionais, gestores e usuários do Sistema Único de Saúde, a partir de evidências científicas seguras e com a melhor qualidade disponível, a respeito do cuidado no caso de depressão em idosos.
No fascículo são abordadas definições, epidemiologia da depressão em idosos no Brasil e os possíveis tratamentos. Para cada medida terapêutica são avaliadas as evidências científicas disponíveis. São abordadas alternativas não medicamentosas e os cuidados necessários no manejo da depressão maior em idosos.
Vale ler e se informar para aprimorar o cuidado a esses pacientes.
Esse e outros fascículos da série “Uso Racional de Medicamentos: fundamentação em condutas terapêuticas e nos macroprocessos da Assistência Farmacêutica” podem ser consultados em: http://www.paho.org/bra/index.php?option=com_docman&task=cat_view&gid=1284&Itemid=423
por Raissa Carolina Fonseca Cândido