Apresentação

O ISMP Brasil é uma Instituição de reconhecida excelência na área de erros de medicação, sendo pioneira no Brasil, e a primeira na América Latina comprometida com a prevenção de erros de medicação.

Profissionais especializados, de notório saber e expertise no tema integram o ISMP Brasil, em diferentes campos de atuação, congregando farmacêuticos, enfermeiros e médicos, em diversas regiões do país.

O Instituto trabalha de forma cooperativa com os profissionais, instituições, gestores, indústria farmacêutica e a sociedade, para promover práticas seguras no uso de medicamentos e produtos para saúde no país, sendo referência nacional.

Missão

Promover práticas seguras, no uso de medicamentos e produtos para saúde, que contribuam para a segurança do paciente, compartilhando conhecimento com as instituições, os profissionais de saúde e a sociedade.

Visão

Ser referência nacional em práticas seguras no uso de medicamentos.

Quem não somos

O ISMP Brasil não é uma organização governamental, regulatória, de fiscalização ou de acreditação. Os objetivos do Instituto são focados na prevenção dos erros de medicação. O ISMP Brasil não estabelece padrões obrigatórios ou impõe a adoção de suas recomendações por instituições de saúde, sejam estas brasileiras ou estrangeiras.

Valores

  • Compromisso
  • Transparência
  • Qualidade
  • Ética
  • Responsabilidade

ISMP no mundo

Institute for Safe Medication Practices USA: Pioneiro, criado em 1994, é conhecido e respeitado internacionalmente como o padrão ouro para informações sobre segurança de medicamentos. Sendo a única organização americana sem fins lucrativos inteiramente dedicada à prevenção de erros de medicação.

Institute for Safe Medication Practices Canada: Organização independente que estabelece parcerias com organizações, profissionais, consumidores e cuidadores para promover a segurança dos medicamentos em todos os ambientes de saúde.

Instituto para el Uso Seguro de los Medicamentos España: Entidade multidisciplinar dedicada à promoção da segurança, prevenção de erros na medicação e melhoria da qualidade no uso de medicamentos.